Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Comidas Típica Brasileira

A culinária brasileira é uma mistura de culturas e ingredientes de índios, africanos e europeus. Devido às grandes dimensões, e histórias um pouco diferentes quanto ao processo de colonização, as diversas regiões brasileiras possuem algumas diferenças marcantes e pratos típicos exclusivos. Aqui vamos dar uma passada geral em pratos produzidos e consumidos em quase todo o país. No final, direcionamos para artigos sobre culinária regional e de alguns estados/cidades. É uma viagem que enche os olhos e a boca!
desjejum. 
LANCHES:Coxinha de galinha: massa de farinha de trigo frita, em forma de gota, recheada normalmente com frango desfiado e catupiry.
Pastel: massa de farinha bem fina, normalmente em formato quadrado/retangular ou meia-lua, com os mais diversos recheios possíveis. Os mais comuns levam queijo ou carne. Mas pode ser de palmito, bacalhau, … Entre os doces, os mais comuns são de banana e queijo com goiabada.
PRATOS SALGADOS
O almoço (e muitas vezes jantar também) do brasileiro costuma ser arroz com feijão e uma carne, e pode incluir farinha/farofa, macarrão, batata e/ou salada.
Feijoada: guisado de feijão preto com diversas carnes de porco e boi salgadas e linguiças. Acompanhado de arroz, farofa, couve a mineira e laranja em rodelas. É um prato típico, principalmente, carioca e mineiro. No norte, é feito com feijão mulatinho e leva legumes no lugar das carnes.
Farofa: farinha de mandioca torrada em manteiga, podendo ter alho, cebola, ovos, bacon, linguiça, banana, entre outros. Acompanha diversos pratos brasileiros, principalmente feijão (feijoada), peixes, PF’s (pratos feitos), ou qualquer prato. No nordeste, é feita com azeite de dendê no lugar da manteiga, o que confere uma cor e gosto bem apurados.
DOCES
Brigadeiro: leite condensado e chocolate cozidos, enrolados em forma de bolinhas, cobertas com chocolate granulado. Ultimamente tem ganhado novas versões (gourmet) e ingredientes. Não pode faltar em uma festa de aniversário, principalmente infantil.
Cajuzinho: versão do docinho de festa infantil feita com amendoim torrado e moído. É enrolado na forma de um caju, coberto com açúcar e enfeitado com uma castanha-de-caju ou amendoim.


Canjica: Mingau de grãos de milho ralados, com leite, leite condensado, leite de coco, canela em pau ou pó, e coco ralado. Normalmente servido quente. Mais consumido durante as festas juninas.

Nenhum comentário: