O Wendigo, ou Windigo, Windago, Windiga, Witiko, Wihtikow e outras variações, é uma criatura sobrenatural da mitologia indígena da América do norte. Há várias versões do que é um Wendigo (muda de uma tribo para outra), algumas lendas dizem que é um humano que passou muita fome durante um inverno muito frio, sendo obrigado a comer um de seus parceiros. Após perpetuar atos canibais por muito tempo, acaba se tornando este monstro e ganha muitos atributos de caça, pode imitar a voz humana, escalar árvores com facilidade, aguentar muito peso e também possui uma grande inteligência. O Wendigo também ganha a capacidade de hibernar por um longo período de tempo, e quando passa por um inverno longo ele estoca suas vítimas em um caverna, assim as devorando lentamente. É uma criatura que tem um corpo que lhe permite sobreviver a qualquer tipo de ferimento inconstante.
Outras lendas dizem que o Wendigo é um guerreiro que durante a guerra entre tribos rivais, venderam suas almas em troca de poder, assim se tornaram homem-lobo. A partir disso eles tem que se alimentar de carne humana, e assim consumirem a alma destes humanos, como se fosse para substituir a alma que eles perderam.
Há também uma versão que diz que o Wendigo é um espírito que possui as pessoas que se tronaram canibais.
A crença de que um ser humano, que pratica canibalismo, adquire poderes sobrenaturais não é uma crença apenas dos índios norte americanos. Tribos da indonésia e de ilhas do pacifico também acreditam nessa crença, por isso os guerreiros vitoriosos devoravam partes, principalmente o coração, dos guerreiros da tribo perdedora, assim eles acreditavam que se tornavam mais poderosos nas próximas batalhas.
A doença do Wendigo
Como se não bastassem todos os atributos de força e astúcia que pudemos ver mais acima, o Wendigo ainda é capaz de espalhar uma espécie de doença conhecida como Febre Wendigo (Wendigo Fever). Ele libera um odor para a vítima, que só ela pode sentir, depois, a pessoa que inalou aquele cheiro, começa a ter terríveis pesadelos à noite e, ao acordar, começa a sentir uma dor lancinante nas pernas e nos braços, que se torna tão intensa e desesperadora que a pessoa em um surto de histeria acaba saindo dos aposentos gritando de modo alucinado, e retirando suas roupas ao longo do caminho. As pessoas infectadas com a febre que adentram a floresta, jamais voltam (As raras exceções revelaram pessoas que acabaram loucas por causa do acontecimento, e de um provável encontro com um Wendigo).
Descrição do Wendigo
A descrição de como se parece um Wendigo, é uma descrição de um membro da tribo Ojibwa.
O Wendigo era magro ao ponto de parecer doente, sua pele seca esticava-se sobre seus ossos. Com seus ossos sendo empurrados para fora da pele, sua tez cinza como a morte, e seus olhos afundados nas órbitas, o Wendigo parecia um esqueleto muito magro, recentemente desenterrado da cova. O que pareciam ser seus lábios estavam rachados e sangrentos [...] Impuro e sofrendo das feridas de sua carne, o Wendigo exalava um cheiro estranho de deterioração e decomposição, de morte e corrupção.
O Wendigo na Criptozoologia
Embora poucos, já ocorreram avistamentos de Wendigos em alguns lugares. Algumas pessoas acreditam que ele é confundido com o Pé-Grande ou como Yéti (Abominável Homem das Neves), e que não seria uma criatura nova.
O local mais frequente para esses encontros seria Ontário, no Canadá, também conhecida como "A Capital do Wendigo", sendo visitada anualmente por entusiastas e pesquisadores.
Lá existem áreas que serviram de palco para avistamentos e alguns incidentes, tanto que há três lugares que ganharam o nome da criatura! São eles a Caverna do Wendigo, o Rio Wendigo e o Lago Wendigo, três pontos mais famosos por serem considerados a casa dele. Alguns dizem que ele consegue viver em praticamente todo o território do Canadá.
Como matar um Wendigo
Para se proteger de um Wendigo, existem amuletos que dizem afastar a criatura de quem os usar. Tampões ou fones de ouvido ajudam a proteger a vítima dos sons que ele produz para atraí-la.
Mas o que realmente mataria um Wendigo - segundo as lendas - seriam balas ou armas feitas de prata, como facas. Elas causam uma dor tremenda no bicho, podendo levá-lo à morte. Uma faca direta no coração da criatura a mataria instantaneamente. Os pedaços do coração dele devem ser colocados em uma caixa de prata e enterrados em um solo sagrado.
O corpo do Wendigo deve ser desmembrado com um machado de prata e descartado em áreas remotas (No fundo do mar ou em falhas geológicas, por exemplo) e separadamente. Se nada disso for feito, o Wendigo ressuscitará, e obviamente caçará aquele que o matou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário